O que é e quais são as etapas do projeto bombeiros?
O projeto bombeiros também conhecido como Projeto Preventivo Contra Incêndio(PPCI) é um conjunto de documentos elaborado por um profissional habilitado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) que contém plantas, dimensionamento das instalações necessárias conforme instruções normativas(extintores, rota de fuga, etc), cálculo populacional, cálculo hidráulico e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
O projeto bombeiros deve ser elaborado antes da construção da obra e depois do projeto arquitetônico ser finalizado. Também é desenvolvido em paralelo com outros projetos, como: estrutural, elétrico e hidrossanitário. Existem casos em que o projeto pode ser elaborado durante o uso da construção, para realizar adaptações com aplicação de norma específica para construções existentes.
De acordo com as instruções normativas do Bombeiro Militar de SC, todas as edificações comerciais, multifamiliares (geminados com área total acima de 750m2) precisam ter vistoria de habite-se, esse documento é emitido para garantir que o edifício segue as normas de segurança contra incêndio. E para obtê-lo exige-se a apresentação do Projeto Preventivo aprovado.
As edificações existentes que não possuem projeto bombeiros aprovado devem se regularizar, com o objetivo de atender a legislação vigente e evitar transtornos e multas.
O processo de regularização das edificações existentes se divide em três etapas, sendo a primeira etapa a elaboração do Projeto de Incêndio, em seguida será a etapa de implementação do projeto e, por último, será a elaboração das documentações e o pedido de vistoria do bombeiro.
Projeto bombeiros: elaboração e aprovação
Ao elaborar o projeto preventivo contra incêndio (projeto bombeiros) é necessário ter o projeto arquitetônico do local. Caso ele esteja desatualizado, deve-se fazer primeiro as atualizações da planta, e então dar continuidade ao projeto.
Após a elaboração do projeto, o mesmo deve ser protocolado no corpo de bombeiros onde passará por uma análise e será aprovado caso esteja tudo de acordo com as instruções normativas. Caso seja identificado durante a análise alguma irregularidade, o órgão emitirá um comunicado solicitando ajustes. O Responsável Técnico (Engenheiro) deverá providenciar as correções e submeter o documento a uma nova análise.
Geralmente o tempo máximo de análise é de 30 dias, mas pode variar conforme o estado em que a edificação está localizada.
Na Tecnoind fazemos questão de acompanhar não só a aprovação do projeto bombeiros como a execução e implantação do mesmo para sempre verificar a qualidade dos serviços e continuar sendo reconhecida pelo prazo, ótimo custo-benefício e credibilidade que conquistamos nesses 10 anos de atuação no mercado.
Entre em contato conosco e explique o que você precisa, e agendamos uma visita com um profissional especialista. Fone: (47) 3023-2478; WhatsApp: (47) 9 9917-8333; E- mail:contato@tecnoind.ind.br