Rua Monsenhor Gercino, 127 - Sala 2b - Joinville - SC 47 3023-2478 47 99917-8333

O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Gostou? compartilhe!

O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Saiba mais

A construção civil é uma atividade complexa e propensa a muitos riscos. Conforme o Anuário Estatístico da Previdência Social, a construção civil é o quinto setor econômico com maior número de acidentes e o segundo mais letal aos trabalhadores.

Os números comprovam a falta de treinamento e do uso de equipamento de proteção nas obras. Os riscos em uma construção estão em várias atividades, como no trabalho em altura, contato com equipamentos e produtos químicos que exigem o dobro de atenção na sua utilização.

A maioria dos números de acidentes ocorre em obras com amplo nível de terceirização, com muitas equipes distintas trabalhando ao mesmo tempo e no mesmo local, e em obras onde não há responsável técnico acompanhando a execução.

Os trabalhadores do setor muitas vezes se recusam a utilizar os equipamentos de proteção individual devido à falta de instrução de como e porque utilizar. Algumas vezes o EPI é desconfortável ou o ritmo de trabalho é diminuído pelo uso do equipamento de proteção, desta forma os funcionários ficam expostos aos riscos das suas profissões.

O custo é um obstáculo para empresas pequenas e obras residenciais controladas pelo proprietário, sendo a segurança o primeiro item a ser reduzido no custo da obra. O preço de um acidente de trabalho ou de uma intervenção do Ministério Público por risco grave e iminente é maior do que investir na segurança do trabalhador.

Hoje a Legislação e as Normas Regulamentadoras ajudam a garantir a segurança do trabalho, pois definem as regras de condutas, o uso de equipamentos de proteção e outras medidas de prevenção de acidente de trabalho.

Os prazos e custos de uma obra devem ser cumpridos, mas nunca sobrecarregando ou expondo os funcionários aos riscos existentes.

Em sua obra contrate empresas que zelem pela vida de seus funcionários, que exigem e ofereçam treinamento para a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva. Desta forma você terá uma obra segura, sem riscos de acidentes graves ou até fatais.

Sabrine Bosse
Engenheira Civil
CREA-SC 116568-9



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Tecnoind Whatsapp Tecnoind