R. Conselheiro Pedreira, 41 - Joinville - SC 47 3023-2478 47 99917-8333

EU PRECISO DE UM PROJETO?

Gostou? compartilhe!

EU PRECISO DE UM PROJETO?

Saiba mais

Esse é um questionamento corriqueiro e que muitas vezes as contratantes veem como um custo, mas afinal, eu sempre preciso de projeto? Quais as vantagens? Quem contratar?

Hoje especificamente vou falar de projetos mecânicos, apesar de que muitas abordagens que estarei fazendo também valem para outras áreas. Eu costumo dizer que somente em uma situação você normalmente não precisa de um projeto. É quando você quer algo que se encontra fácil comercialmente, e investir em um profissional para fazer o projeto e depois fabricar fica inviável financeiramente, obviamente que se quer fazer alguma melhoria ou uma produção em série um projeto não só “cai bem” como é fundamental, essa avaliação do custo / benefício do projeto para esses casos específicos um profissional ético e experiente vai demonstrar, independentemente se com isso ele faça ou não o serviço.

E quais as vantagens de se fazer o projeto?

Esse é um assunto interessante, nesses 10 anos que trabalho com projetos, escuto muito a seguinte frase: – Pra que vou contratar o projeto se o “fulano” me entrega o equipamento pronto? Porque vou gastar com o projeto e depois a fabricação ainda, se posso gastar somente com a fabricação?

Esse é um pensamento retrógrado, o primeiro motivo é porque qualquer empresa que vá fazer um determinado serviço de fabricação, o projeto está incluso, embutido no valor final, ainda que não esteja claro isso. Quando se faz um orçamento, normalmente faz-se um pré-projeto (o que também será cobrado no montante final), e com base nesse pré-projeto estimasse um valor para fabricação, montagem, elétrica, itens comerciais, usinagem e demais custos envolvidos e ainda aplica-se uma porcentagem a mais para uma “segurança” para a empresa fabricante não levar prejuízo, mas claro, isso porque não se tem um projeto, com o projeto não tem margem, é simplesmente seguir o que está lá. Um projeto evita erros de fabricação, montagem e retrabalhos. Além disso, com o projeto, o contratante consegue ver realmente o que será feito, sugerir alterações, verificar layout, ter uma lista completa de desenhos e peças de reposição, fazer uma cobrança igual de todos os fabricantes que irão fazer orçamento ( e não correr o risco de um usar aço 1020, outro 1045, ou um fazer galvanizado, outro somente pintado, o engenheiro projetista irá definir isso com base nos requisitos do projeto) e o principal, com o projeto consegue-se fazer economia.

Economia sim, e muita economia. O projeto vai ser pago de qualquer maneira, então contrate antes, defina tudo nesse momento, não deixe o contratante fazer de qualquer maneira e depois usar a famosa “gambiarra” para arrumar o que poderia ser evitado.

Vale ressaltar também que a responsabilidade é de quem faz o projeto (se o fabricante fizer tudo conforme especificação), mas ele só vai se responsabilizar se for um profissional legalmente habilitado nos orgãos competentes, exija esses profissionais, eles, e somente eles poderão e deverão se responsabilizar pelos seus serviços. Exija também empresas habilitadas, tudo é mais fácil e seguro quando se faz com uma empresa de engenharia, afinal de contas, elas só fazem isso. Portanto, na hora de contratar peça ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) registrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e verifique a ART, veja se o valor é condizente com o contratado, verifique se o serviço está correto, tudo isso lhe dará segurança.

Mais uma dica se tratando de CREA, o engenheiro que faz o projeto deve emitir ART de projeto, e a fabricante emitir ART de fabricação e montagem, ou então quem faz o projeto pode se responsabilizar por tudo e faz o acompanhamento da montagem e fabricação, mas o importante é todos os serviços contratados estarem com ART.

Como diz o velho e conhecido ditado, “O barato sai caro”, o valor a ser pago não pode ser visto como barato ou caro, deve ser visto como justo, e justo para ambas as partes, contratante e contratado.

Caso tenha mais alguma dúvida ou queira contratar esse tipo de serviço, fale conosco!

Tiago Alan da Silva
Engenheiro Mecânico
CREA-SC 109731-2



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Tecnoind Whatsapp Tecnoind