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PLANO E PROJETO DE RIGGING

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PLANO E PROJETO DE RIGGING

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Antes de tudo, vamos definir o que é rigging, esse é um termo usado para indicar uma atividade de içamento, movimentação de cargas em uma obra industrial ou operação de carga e descarga em terra, em barcos ou ainda em plataformas offshore. Além do termo rigging, também é usado o termo rigger, que é o profissional qualificado em movimentação de carga.

Mas se todo guindaste tem uma carga máxima de içamento em que um plano e projeto de rigging vai ajudar? Sim, realmente todo guindaste tem sua capacidade, porém essa capacidade é nominal, ou seja, é a capacidade em sua melhor condição. E como bem sabemos, na prática essas condições são variáveis, dependendo de sua condição uma carga pode precisar de um guindaste com capacidade nominal de 200 vezes a sua carga, ou mais.

Mas o plano e projeto de rigging não é simplesmente escolher o guindaste, mas sim fazer a logística e posicionamento do guindaste, projetar como será a movimentação, dimensionar todos os acessórios, escolher a melhor amarração, dimensionar os acessórios (cabo de aço, lingada, moitão entre outros), verificar raio de giro, centro de massa da carga e aproveitar um mesmo guindaste para várias atividades avaliando também a viabilidade financeira.

O rigger precisa levar em consideração e ter conhecimento de cada detalhe para um perfeito plano e projeto de rigging, o plano de rigging deve conter, no mínimo, os seguintes itens:

– Descrição da carga, com dimensões e massa;
– Lingada / amarras;
– Dispositivos / balancim;
– Configuração do guindaste;
– Descrição do moitão / bola peso;
– Resumo dos cálculos e memória de cálculos;
– Estimativa de vento.

Exija e contrate profissional capacitado e habilitado para fazer seu plano e projeto de rigging, o rigger precisa ser certificado. Caso queira tirar alguma dúvida a respeito ou contratar esses serviços fale conosco, a TECNOIND ENGENHARIA conta com rigger certificado para execução dos serviços com total garantia.

Ao final tem alguns vídeos retirados do YouTube de acidentes com movimentação de cargas, acidentes que poderiam ser evitados com um bom plano e projeto de rigging.

 
Tiago Alan da Silva
Engenheiro Mecânico
CREA – SC: 109731-2



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